quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO - RECIFE

.


Curso de Continuidade Cinematográfica

A Fundação Joaquim Nabuco realiza entre 5 e 9 de dezembro, o curso de Continuidade Cinematográfica, em Aracaju/SE, com a diretora de cinema e continuísta Adelina Pontual. O curso tem o objetivo de introduzir os alunos no universo da continuidade no fazer cinematográfico, esclarecendo quais as reais atribuições deste profissional numa equipe de filmagem, métodos de trabalho e quais embasamentos teóricos ele precisa ter para executar bem o seu ofício.
Serviço
Inscrições Gratuitas
Contato: (81) 3073-6719 | canne@fundaj.gov.br
Informações sobre o curso: thiago.ruas@cultura.se.gov.br



Curso de Desenho de Som Avançado

A Fundação Joaquim Nabuco realiza entre 12 e 16 de dezembro, o curso de Desenho de Som em Palmas/TO, com o técnico de som belga especializado em captação de som direto, Nicolas Hallet. O Curso tem como objetivo o aprimoramento dos profissionais de áudio e tratará de conteúdos que vão desde a elaboração do roteiro até a finalização do filme, o processo de gravação e suas adversidades, o projeto sonoro e a passagem do digital para o analógico.

Serviço
Inscrições Gratuitas
Contato: (81) 3073-6719 | canne@fundaj.gov.br
Informações sobre o curso: audiovisual@cultura.to.gov.br



Curso de Assistência e Operação de Câmera HD

A Fundação Joaquim Nabuco realiza entre 12 e 16 de dezembro, o curso de Assistência e Operação de Câmera HD em Maceió/AL, com o professor de novos conceitos de Cinema e Televisão na era do HDTV, Bruno Rogério Ravagnolli. O curso visa capacitar os alunos a compreenderem os conceitos básicos e avançados que envolvem a câmera HD, a função do Assistente de Câmera/Foquista/Operador no trabalho em equipe, cuidados com o equipamento e relacionamento com os diretores para um melhor rendimento do trabalho, bem como abordará as novas convergências tecnológicas, apresentando meios de como utilizá-las nos projetos audiovisuais que têm sua captação de imagens em Digital (HD).

Serviço
Inscrições Gratuitas
Contato: (81) 3073-6719 | canne@fundaj.gov.br
Informações sobre o curso: marcos.araujo@al.sesi.org.br|olharbrasil.al@gmail.com



Lançamento do Documentário Hermilo no Grande Teatro do Mundo

A Fundação Joaquim Nabuco convida a todos para o lançamento do documentário inédito Hermilo no Grande Teatro do Mundo e a reedição da Tetralogia Um Cavalheiro da Segunda Decadência a acontecer no dia 5 de dezembro na FUNDAJ/Derby. A programação terá início às 19h com a exibição do filme no Cinema, seguindo com o lançamento do DVD Coleção Teatro Volume Três – Hermilo Borba Filho e da reedição da Tetralogia Um Cavalheiro da Segunda Decadência, com 4 títulos fora de catálogo, pela Editora Bagaço. Hermilo no Grande Teatro do Mundo é o primeiro documentário realizado sobre Hermilo Borba Filho, é parte do DVD Coleção Teatro Volume 3 - Hermilo Borba Filho, da Fundação Joaquim Nabuco | Massangana Multimídia Produções. Dirigido e roteirizado pela jornalista e dramaturga Carla Denise, apresenta os principais aspectos da vida e obra de Hermilo, com trechos de depoimento filmado em 1973 e redescoberto pela diretora.

Serviço
Entrada gratuita
Endereço: FUNDAJ/Derby (Cinema da Fundação e Jardim Interno do Edifício Ulysses Pernambucano) - Rua Henrique Dias, 609 – Derby, Recife – PE. CEP: 52.010-100
Fone: (81) 3073-6729 | multimidia@fundaj.gov.br



FUNDAJ celebra Acordo de Cooperação Mútua com o CCBNB

Entre os dias 30 de novembro e 02 de dezembro, o Presidente da FUNDAJ Fernando José Freire, juntamente com a Diretora de Cultura Silvana Meireles e a Coordenadora do Espaço Cultural Mauro Mota Rúbia Campêlo, cumprem a agenda de compromissos com o CCBNB a partir do convênio celebrado entre as instituições. O referido convênio visa à realização de um conjunto de ações comuns da Diretoria Cultural do Banco do Nordeste do Brasil - CCBNB e da Diretoria de Cultura da Fundação Joaquim Nabuco – FUNDAJ, que estejam relacionadas à produção e à difusão de conhecimento no campo da cultura, da arte e da memória. Como parte dessa agenda, ainda há a abertura da Exposição do artista plástico polonês Artur Zmijewski e a realização do Curso Política da Arte, sobre Arte e Política ministrado pelo Pesquisador e Curador de Artes da FUNDAJ Moacir dos Anjos.

Serviço
Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil – CCBNB
Avenida Pedro Ramalho, 5700, Fortaleza-CE.



Corpo Social, exposição de Regina José Galindo

A Fundação Joaquim Nabuco continua com a exposição Corpo Social da artista plástica guatemalteca Regina José Galindo, até 23 de dezembro na Galeria Vicente do Rego Monteiro.Dando seguimento ao projeto Política da Arte, iniciado em 2009, que compreende a realização de mostras e ações reflexivas, articulando dimensões distintas, mas igualmente importantes do campo das artes. O projeto tem como pressuposto a noção de que mais do que dar visibilidade a imagens, textos e idéias criados em outras partes, a arte é capaz de, a partir dela mesma, desafiar os consensos e acordos que organizam e apaziguam a vida. Ao embaralhar os temas e as atitudes que a cada lugar e momento cabem no campo do possível, a arte aponta para a possibilidade do novo e tece a sua própria política.

Serviço
Entrada gratuita
Visitação: terça a domingo | 15h às 20h
Endereço: Rua Henrique Dias, 609 – Derby, Recife – PE, CEP: 52.010-100
Agendamento para escolas e grupos: (81) 3073.6682
Informações: (81) 3073 6691/6692| e-mail: artes@fundaj.gov.br



Expectativa / Retrospectiva do Cinema da Fundação

A Fundação Joaquim Nabuco realiza de 2 a 17 de dezembro a Expectativa 2012/ Retrospectiva 2011, evento mais tradicional do Cinema da Fundação que acontece em dezembro, desde 1998, no qual são reunidos cerca de 40 filmes em duas semanas de projeção com títulos que ainda não foram lançados no Brasil e angariaram prêmios nos três festivais mais importantes do mundo: Cannes, Berlim e Veneza. A mostra também re-exibe alguns filmes de destaque do ano corrente e já chegou a reunir 9 mil pessoas em 17 dias. Mais informações sobre a programação no blog do Cinema da Fundação.

Serviço
Entrada: R$ 8,00 (inteira) | R$ 4,00 (meia)
Endereço: Cinema da Fundação | Rua Henrique Dias, 609 – Derby, Recife – PE
CEP: 52.010-100
Informações: (81) 3073-6689 | cinema@fundaj.gov.br
http://cinemadafundacao.blogspot.com/



Exposição fotográfica “Tudo o que o Capibaribe nos deu”

A Fundação Joaquim Nabuco em parceria com o Escritório de Representação na Região Nordeste – ERENE (Ministério das Relações Exteriores) promovem a exposição fotográfica Tudo o que o Capibaribe nos deu, com abertura no dia 15 de dezembro às 17h. Na ocasião, haverá o ato formal de assinatura do Termo de Cooperação entre a Fundação Joaquim Nabuco e o ERENE. A exposição ficará aberta à visitação até o dia 29 de janeiro de 2012 na galeria Massangana, Fundaj. As fotos que compõem a exibição foram feitas pelos alunos do Instituto Rio Branco em visita ao estado de Pernambuco em 2009.

Serviço
Entrada gratuita
Endereço: Galeria Massangana | Av. 17 de Agosto, 2187 - Casa Forte - Recife – PE. CEP: 52.061-540
Horários: Terças às sextas-feiras, das 14h às 17h
Sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h.
Informações: (81) 3073 6692| e-mail: artes@fundaj.gov.br



Encontro Criativo 2011

As Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Cultura (FUNDARPE) do Estado de Pernambuco, em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco realizam o Encontro Criativo 2011, entre os dias 12 e 14 de dezembro no Teatro Hermilo Borba Filho. O Encontro Criativo é uma oportunidade para a população pernambucana conhecer e discutir a respeito dos principais temas sobre a Economia Criativa, para se informar sobre o plano de ações que será executado pelo Governo do Estado e como as diversas cadeias produtivas criativas poderão se envolver para gerar negócios e explorar novos mercados. Ao longo de três dias, o Teatro Hermilo se tornará uma arena de discussões sobre Economia Criativa. Algumas presenças estão confirmadas: Cláudia Leitão (Secretária de Economia Criativa do MinC), Lala Deheinzelin, Paulo Miguez (Universidade Federal da Bahia), Júlia Zardo e Leo Salazar.

Serviço
Endereço: Teatro Hermilo Borba Filho - Rua do Apolo, 121, Bairro do Recife
Informações: (81) 3184.3040 | encontrocriativo@gmail.com



III Encontro de Patrimônio

A Fundação Joaquim Nabuco promove o III Encontro de Patrimônio com o tema Propostas pedagógicas e utilização do Patrimônio com o Prof. Dr. Rodrigo Christofoletti. O evento será realizado dia 06 de dezembro de 2011, das 14h30 às 18h na Sala Aloísio Magalhães (FUNDAJ/Derby).
Serviço
Endereço: Rua Henrique Dias, 609 – Derby - Recife – PE. CEP: 52.010-100
Informações: (81) 3073-6690  (81) 3073-6690



Oficina de Indexação de Documentos

A Fundação Joaquim Nabuco realiza entre os dias 5 e 7 de dezembro uma oficina de Indexação de Documentos, ministrada pela bibliotecária Lúcia Gaspar, para bibliotecários, estudantes de biblioteconomia e profissionais que lidem com informações. Serão 18h/aula, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30, no mini-auditório da Biblioteca Central da instituição, em Apipucos. O objetivo é orientar os profissionais que lidam com a recuperação de informações e com a organização documental na prática de indexação de assuntos. As inscrições devem ser realizadas junto a Coordenação Geral da Biblioteca Central Blanche Knopf.

Serviço
Inscrições Gratuitas
Endereço: Rua Dois Irmãos, 92 – Apipucos – Recife – PE, CEP: 52.071-440
Informações: (81) 3073-6540  (81) 3073-6540 
Email: veronilda.santos@fundaj.gov.br | bibli@fundaj.gov.br



Encerramento do Curso Imagem e Museologia Social

A Fundação Joaquim Nabuco, através do Museu do Homem do Nordeste, realiza na sexta-feira (02/12), às 17 horas, no auditório Benício Dias, na FUNDAJ/Casa Forte, a cerimônia de encerramento do Curso Imagem e Museologia Social, coordenado por Milton Gurán. A solenidade terá a presença de importantes nomes da museologia nacional, como Mário Chagas (Diretor de processos museais), Cláudia Estorino (Diretora de processos expográficos) ambos do Instituto Brasileiro de Museus e Milton Gurán, que tem no currículo titulação da Escola de Altos Estudos da França.

Serviço
Museu do Homem do Nordeste
Endereço: Av. 17 de Agosto, 2187 - Casa Forte - Recife – PE. CEP: 52.061-540
Informações: (81) 3073-6340



Encerramento Anual da Rede de Formação do Jovem Artesão

A Fundação Joaquim Nabuco promoverá, dia 16 de dezembro, o encerramento do ano letivo da 4ª turma de alunos do Programa de Formação do Jovem Artesão, projeto iniciado em 2004 em uma parceria dos núcleos do Museu do Homem do Nordeste e o Movimento Pró-criança, dos Coelhos e de Piedade. O propósito do programa é a formação de jovens entre 15 e 21 anos de idade em profissionais do artesanato preparados para o mercado de trabalho. São dois anos de curso, onde os alunos aprendem desenho, pintura e escultura. O evento contará com a participação da Banda Fundação Casa-grande de Nova Olinda/CE, apresentando o show Rua do Vídeo.

Serviço
Endereço:17 de Agosto, 2187 – Casa Forte – Recife – PE, CEP: 52.061-540
Informações: (81) 3073-6329  (81) 3073-6329 
silvia.brasileiro@fundaj.gov.br

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário